Paginas

10 Invenções Brasileiras

7 de setembro de 2013
#Lustosa
   E aí? Tudo bem? Como o título já sugere, fiz uma pequena listinha para comemorar o nosso 7 de setembro com algumas invenções brasileiras que talvez você não soubesse.



1º: Cafézinho de Bolso

Xícara, coador, colher para mexer, sachê de açúcar, uma lixeira e uma dose de 6 gramas de café. É isso tudo cabe em um bolso, para você preparar o café só precisa achar água quente por perto. Quem teve essa brilhante ideia foram Luiz Fabichak e Adílson Sanchesque começaram a fabricar o Drip Coffee em 1995.

2º: Copo Americano

Inventado pelo designer Nadir Figueiredo em 1947, é um copo típico de botequim. Existem 5 tipos de copo americano: dose, multiuso, long drink 300ml, long drink 450ml, e rocks. O copo eleito como o melhor copo de cerveja foi o multiuso. Dez anos depois o Museu de Arte Moderna de Nova York começou a vendê-lo como produto típico do Brasil, por 3 dólares cada.

3º: Coração Artificial


Criado pelo engenheiro mecânico Aron de Andrade, do instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), em 2000.



Tem o tamanho de uma bola de tênis e é feito de poliuretano. É ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

4º: Cartão Telefônico

Foi criado pelo engenheiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, que trabalhava na Telebrás, é feito de PVC com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies de metal. Porém o cartão só foi implementado no Brasil em 1992.

5º: Escorredor de Arroz

Criado em 1959 pela cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich, com a ajuda do marido montou um protótipo em papel alumínio e apresentou a invenção ao dono da Trol S/A. Em maio de 1962 foi apresentado na Feira de Utilidades Domésticas.

6º: Painel Eletrônico

Placas luminosas usadas nos jogos de futebol, desenvolvida pelo cearense Carlos Eduardo Lamboglia em 1996, patenteado no ano seguinte e usada na Copa da França e usada em todos os jogos.

7º: Soro antiofídico em pó

O veterinário Rosalvo Guidolin desenvolveu, em 2000, o soro que deve ser mantido entre 4ºC e 8ºC, pode ser levado na mochila e tem maior validade, diferentemente do líquido.

8º: Tênis Computadorizado

Lançado pela Alpargatas em 2001, o Rainha Digital Personal Trainer possui sensores eletrônicos que registram sinais de impacto do pé enquanto um microprocessador agrupa dados de velocidade, distância e tempo.

9º: Terço Eletrônico

Em 2000, Josué Corrêa de Lacerda apresentou para os fiéis que não querem a conta na hora das orações, um aparelho à pilha que contém um chip eletrônico. Pelos botões, o usuário programa o texto das orações e conta cada reza feita.

10º: Urna Eletrônica

Em 1989, em caráter experimental, foi instalado o primeiro terminal de votação por computador, em Brusque (SC). Criado por Carlos Prudêncio (Juíz eleitoral no Estado, na época). Com a ajuda do irmão, empresário na área de informática, fez um programa de computador. Nas eleições de 2000, todos os municípios brasileiros receberam cerca de 350 mil urnas.

Gostaram do post? Curtam, comentem e compartilhem que logo teremos mais novidades aqui! ;] 

Nenhuma imagem é de minha aurtoria, as imagens foram tiradas da internet.

Post Author

Escritor(a) do Dream Land, trazendo conhecimentos, novidades e curiosidades para você!! :D

Um comentário:

  1. É, e ainda dizem por aí, que brasileiro não é inteligente, imagine se fosse hem?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, vamos adorar saber a sua opinião... :3